A superintendente do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), Aline Vilar, presidiu, no dia 27 de fevereiro, a segunda reunião ordinária de 2025 do Comitê de Investimentos do IPM PREVIFOR (Previdência dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Fortaleza).
O encontro teve início com a apresentação dos resultados dos investimentos referentes a janeiro, seguida pela análise do panorama macroeconômico, conduzida pela Consultoria de Investimentos LEMA. Na sequência, os membros do Comitê deliberaram e aprovaram a alocação dos recursos do IPM PREVIFOR.
A reunião contou com a participação da representante da Consultoria de Investimentos LEMA, Ariadne Maciel; da assessora de Previdência Social (DIPREV), Renata Serpa; e dos integrantes do Comitê: José Porto, superintendente adjunto; Vanilson de Souza Saraiva, diretor Administrativo-Financeiro (DIAFI); André Chagas, diretor de Previdência Social (DIPREV); e Ingrid Vasconcelos, procuradora jurídica (PROJUR).
Saiba mais
O Comitê de Investimentos do IPM é um órgão colegiado responsável por analisar e decidir sobre os investimentos e realocações dos recursos do IPM PREVIFOR, reunindo-se mensalmente para essa finalidade.
Fazem parte do Comitê a superintendente do IPM, o superintendente adjunto, a procuradora jurídica, os diretores Administrativo-Financeiro e de Previdência Social do Instituto, além de dois assessores indicados pela Superintendência do IPM e pela Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (SEFIN).
As atas das reuniões estão disponíveis para consulta de beneficiários e demais cidadãos na aba Órgãos Colegiados.
O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) promoveu, em 27 de fevereiro de 2025, o primeiro encontro do ano do Programa Compartilhando Experiências, com um animado baile de pré-carnaval, abrindo com muita folia o calendário anual de atividades desenvolvido para servidores aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) que fazem parte do programa.
A animação musical ficou por conta de talentos do próprio IPM. Mônica Alcântara, da Ouvidoria do IPM, e Paulinho de Carvalho, do setor de Transportes, interpretaram marchinhas, samba, frevo e axé para a alegria dos idosos presentes, que se divertiram ao lado de integrantes da gestão.
O presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), Eriston Ferreira, reiterou a parceria do Sindifort com o Compartilhando e elogiou o trabalho e a iniciativa do Serviço Social da Diprev. "A atitude de fazer é que transforma", frisou Eriston, que finalizou agradecendo o apoio da superintendente Aline Vilar e reafirmando o compromisso do sindicato com o IPM e com os servidores municipais.
Compartilhando Experiências
Criado e gerido pelo Serviço Social da Diretoria de Previdência Social do IPM (Diprev) há mais de 11 anos, o programa foi institucionalizado em 2024 e conta com a parceria do Sindifort e o apoio dos próprios integrantes, além do incentivo da gestão e dos profissionais que trabalham no instituto.
Sua principal fonte de renda é o Bazar do Compartilhando, criado pelo Serviço Social em 2019 para angariar verbas para os passeios e encontros que movimentam as ações do Compartilhando Experiências.
A superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM), Aline Vilar, reafirmou seu compromisso com a transparência e o diálogo ao receber, entre os dias 14 e 18 de fevereiro de 2025, representantes sindicais de diversas categorias do funcionalismo municipal. Os encontros tiveram como objetivo fortalecer a comunicação entre a nova gestão do IPM e as entidades que representam os servidores públicos de Fortaleza.
“Acredito que a escuta ativa e o diálogo constante são fundamentais para construirmos soluções eficazes e justas para os servidores municipais. Nosso compromisso é garantir uma gestão aberta, transparente e sempre acessível”, destacou Aline Vilar.
No dia 14 de fevereiro, participaram da reunião a vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), Ednara Ricardo Maranhão; o presidente do Sindicato dos Servidores Fazendários do Município de Fortaleza (Sindifam), Mário César Chaves Nunes; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos e Privados de Urbanismo, Paisagismo, Conservação e Limpeza Urbana do Município de Fortaleza e sua Região Metropolitana (Sindiurb), Vicente Lôbo Neto (Lobinho), que também coordena a Frente União Sindical das Entidades Sindicais e Associações dos Servidores e Empregados Públicos (União Sindical) pelos próximos dois anos. Também estiveram presentes outros membros das entidades sindicais, além dos titulares da Diretoria Administrativo-Financeira do IPM, Vanilson de Souza Saraiva, e da Diretoria de Previdência Social do IPM, André Luiz da Cunha Chagas.
Já no encontro realizado no dia 18 de fevereiro, na Superintendência do IPM, estiveram presentes o presidente do Sindifort e do Conselho Fiscal do IPM, Eriston Ferreira, a vice-presidente do Sindifort, Ednara Maranhão, e o diretor jurídico do Sindifort, Rodrigo Barros.
Durante as reuniões, os representantes sindicais puderam expor suas demandas e conhecer as diretrizes da nova gestão do IPM, que demonstrou total abertura para futuras pautas e encontros. “Queremos fortalecer essa parceria com os sindicatos e manter um canal de comunicação sempre aberto, para que possamos atender da melhor forma possível as necessidades dos servidores e beneficiários do IPM. Nossa prioridade é garantir um serviço eficiente e de qualidade, sempre com transparência e respeito”, ressaltou a superintendente.
Os encontros marcaram o início de uma gestão focada na proximidade com os servidores municipais, reforçando a importância da construção coletiva para o aprimoramento da previdência municipal.
A superintendente do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), Aline Vilar, presidiu, no dia 30 de janeiro, a primeira reunião ordinária de 2025 do Comitê de Investimentos do IPM PREVIFOR (Previdência dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Fortaleza).
O encontro contou com a participação do representante da Consultoria de Investimentos LEMA, Vitor Leitão, a Assessora de Previdência Social (DIPREV), Renata Serpa, além de quatro integrantes do Comitê: José Porto, Superintendente Adjunto; Vanilson de Souza Saraiva, Diretor Administrativo-Financeiro (DIAFI); André Chagas, Diretor de Previdência Social (DIPREV); Ingrid Vasconcelos, Procuradora Jurídica (PROJUR).
A primeira pauta do ano iniciou com a posse e a apresentação dos novos membros do Comitê de Investimentos, seguida de exposição da Empresa de Consultoria de Investimentos LEMA, finalizando com a aprovação de alocação dos recursos do IPM PREVIFOR encaminhada pela Consultoria LEMA.
SAIBA MAIS:
O Comitê de Investimentos do IPM é um órgão colegiado que se reúne mensalmente para analisar e tomar decisões sobre os investimentos e realocações dos recursos do IPM PREVIFOR.
Compõem o Comitê a superintendente do IPM, o superintendente adjunto, a procuradora jurídica, os diretores Administrativo-Financeiro e de Previdência Social do Instituto, além de dois assessores indicados pela Superintendência do IPM e pela Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (SEFIN).
As atas das reuniões estão disponíveis para consulta de beneficiários e demais cidadãos na aba Órgãos Colegiados.
Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM) de Fortaleza, Aline Vilar de Oliveira, participará, em Brasília/DF, do Programa de Capacitação Ordenadores de Despesas, promovido pelo Instituto Brasil Planeja.
O curso, que terá como foco a aplicação prática de conhecimentos para uma gestão eficiente e responsável das despesas públicas, será ministrado por um corpo docente de referência nacional e internacional:
* Giovanni Pacelli – auditor federal, doutor e mestre em Ciências Contábeis;
* Jacoby Fernandes – mestre em Direito Administrativo, consultor, escritor e conferencista de destaque;
* Erivan Pereira – advogado e servidor do Tribunal de Contas da União;
* Paulo Alves – servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça (STJ), auditor e professor.
A Dra. Aline Vilar reforça que investir pessoalmente nessa formação reflete seu compromisso com a qualificação técnica e a busca por excelência na gestão pública. “Essa capacitação reconhecida nacionalmente e internacionalmente vai ampliar meus conhecimentos e competências para implementar uma gestão eficiente pautada nas leis de responsabilidade fiscal. Com isso, o IPM se destacará como um órgão comprometido com os recursos públicos, a Prefeitura e a sociedade de Fortaleza”, afirma.
A participação no programa marca o início de uma preparação estratégica para os próximos quatro anos de gestão no IPM, assegurando transparência e responsabilidade na administração das despesas públicas.
Durante a capacitação, a Superintendente continuará cumprindo as demandas de seu cargo, trabalhando de forma virtual.