Natural de Pentecoste-CE, onde nasceu em 26 de julho de 1955, Josué de Sousa Lima é advogado com 39 anos de atuação profissional e assumiu a Superintendência do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) em Fevereiro de 2021.
Graduado na Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, com Pós-Graduação (lato sensu) em Direito Penal na Unifor em 1992, Josué Lima é também membro do Conselho de Administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), possui Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS) – APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), tendo atuado na defesa dos interesses de pessoas físicas e jurídicas em todo o Estado do Ceará, bem como em outras unidades da Federação.
Advogou por mais de uma década na Comarca de Pentecoste, atuando na defesa dos interesses da população carente, fazendo as vezes de Defensor Público. Exerceu o cargo de Assessor Jurídico de Relações Institucionais da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi também Assessor Jurídico da Associação Cearense de Magistrados.
Integrou a lista tríplice do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Ceará, para o cargo de Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB/CE), exerceu diversos cargos durante quatro mandatos consecutivos, atuando como Conselheiro Estadual, Secretário Geral-Adjunto, Vice-Presidente e Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, entre 2019 e 2021.
Servidor público aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), antigo IAPAS, onde assumiu funções de Presidente da Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial (CPTCE), Membro Titular da Comissão de Ética, Chefe da Divisão de Recursos Humanos, Diretor do Departamento Regional de Pessoal e Chefe da Seção de Legislação, Direitos e Deveres.
Na iniciativa privada, foi eleito Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social no Estado do Ceará (SINPRECE) e ocupou outros cargos relevantes em entidades sindicais de primeiro e segundo graus. Exerceu, também, cargos de gestão em instituições da área da saúde e da engenharia.